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Autoria: Jeferson Marques, Renan Mascarenhas e Wagner Paulo

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Os quatro pilares da educação - I e II

Na realidade crítica que visa conceber uma nova maneira de se fazer educação, se faz enriquecedora a reflexão de Jacques Delors no livro “Educação: um tesouro a descobrir” sobre os quatro pilares da educação, ou, “quatro aprendizagens fundamentais, que ao longo de toda a vida, serão de algum modo para cada indivíduo, os pilares do conhecimento”, isto é: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

Esses pilares elaborados por uma Comissão internacional da Unesco que discutiu durante a década de 1990, sobre o desenvolvimento da educação em todo o mundo, vem ao encontro do anseio de uma nova e concreta forma de se educar, tendo em vista todas as necessidades neste campo impostas pela realidade sociocultural. É necessário que antigas formas se tornem flexíveis e se abram espaços às novas práticas e meios pedagógicos para que “se ultrapasse a visão [e o exercício] puramente instrumental da educação”.
O primeiro desses pilares é chamado aprender a conhecer. Não se trata simplesmente da aquisição de conteúdos, “mas antes o domínio dos próprios instrumentos do conhecimento”. Essa competência objetiva que os saberes adquiridos permitam “compreender melhor o ambiente sob os seus diversos aspectos, favorecer o despertar da curiosidade intelectual, estimular o sentido crítico”. Enfim, busca dar ao indivíduo autonomia e liberdade no pensar.
Relacionado ao que dissemos acima, se apresenta a competência aprender a fazer. Sem dúvidas essa “segunda aprendizagem está mais estritamente ligada à questão profissional”. Contudo, não se trata de reduzi-la apenas a uma dimensão de tarefas mecânicas. Trata de inculcar uma noção de evolução onde “qualidades como a capacidade de comunicar, de trabalhar com os outros, de gerir e de resolver conflitos, tornam-se cada vez mais importantes”.


(todas as citações entre aspas são do livro do Delors)

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. S. Paulo: Cortez, 1998. p. 89-102.

4 comentários:

  1. Ler sobre os pilares nos remete o poder transformador que tem a educação e o quanto o ensino transforma a nossa visão de mundo e o cidadão que somos para a sociedade.

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    1. Os pilares nos mostra que a educação é pra vida toda.
      Obrigado pela participação.

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  2. Esses pilares fortificam a estrutura educacional, são verdadeiros alicerces para se erguer uma educação de qualidade, num mundo tão superficial esses pilares nos convidam a buscar um aprofundamento na educação, a fazer com que o aluno tenha gosto pelo aprender. (grupo 25)

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    1. É isso mesmo Eric! A educação é pra vida toda, porém, é preciso gostar de aprender. Obrigado pela participação.

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