Pensar a escola como espaço sócio-cultural nos faz
entender de forma mais ampla. a dimensão educacional e pedagógica que
inter-relacionam o dinamismo do processo de aprendizagem levando em
consideração todos os sujeitos - individualmente - que participam dessa trama social e, acima de
tudo, reconhecendo-os como indivíduos que possuem culturas, valores, religiões que diferem uns dos outros, mas que
de maneira ativa, contribuem na construção da estrutura escolar.
Juarez Dayrell aborda diversos temas como movimentos sociais, cultura e também a educação, que está presente neste texto. Dayrell propõe um questionamento acerca da função da escola como agente de socialização dos alunos.
A partir dessa ideia, o autor elenca em seu texto diversos pontos ligados ao funcionamento da escola como sendo esse espaço
sócio-cultural, citando desde a chegada dos alunos na escola até a sua arquitetura,
tudo como forma de problematizar a função social da escola.
A arquitetura, inclusive, foi discutida em sala de aula, quando chegamos à conclusão de que por mais que já existam espaços com suas funções pré-estabelecidas (como o refeitório para comer e o corredor para transitar), os alunos adequam à sua maneira, transformando estes simples espaços, em locais de encontro e interação.
Por meio do texto constatamos também que, uma sala de aula formada por alunos de diferentes culturas, não possuem espaços e tempo para partilharem sobre a vida, partilha esta fundamental para o crescimento mútuo.
A arquitetura, inclusive, foi discutida em sala de aula, quando chegamos à conclusão de que por mais que já existam espaços com suas funções pré-estabelecidas (como o refeitório para comer e o corredor para transitar), os alunos adequam à sua maneira, transformando estes simples espaços, em locais de encontro e interação.
Por meio do texto constatamos também que, uma sala de aula formada por alunos de diferentes culturas, não possuem espaços e tempo para partilharem sobre a vida, partilha esta fundamental para o crescimento mútuo.
"Analisar a escola como espaço sócio-cultural
significa compreendê-la na ótica da cultura, sob um olhar mais denso que leva
em conta a dimensão do dinamismo, do fazer cotidiano [...] (Dayrell, 1996, p.
136).
É, portanto, interessante que a escola leve também em
consideração as experiências vividas dos alunos, que se utilize até mesmo do pouco valor cultural que eles possuem, para que assim, se possa
contextualizar na dinâmica da instituição, cumprindo sua função social na formação dos cidadãos.
Se interessou? Confira na íntegra o texto:
http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/sec21/chave_artigo.asp?cod_artigo=1068
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